História do Brooklin

História do BrooklinO Brooklin é um bairro dividido entre os distritos do Itaim Bibi e de Santo Amaro em São Paulo, capital do estado brasileiro homônimo.

Os limites oficiais são as margens do Rio Pinheiros(Marginal Pinheiros), a Avenida dos Bandeirantes, a rua Roque Petroni Junior e a Avenida Washington Luis.





Como surgiu

O Brooklin passou a ser conhecido como bairro em 1922, com a junção natural e quase simultânea de três grandes loteamentos, que acabaram por consolidar o seu território. Um deles, projetado por Júlio Klaunig e Álvaro Rodrigues, abrangia a área de 174 alqueires, da antiga Fazenda Casa Grande.

Localizava-se entre a Avenida Santo Amaro e Marginal do Rio Pinheiros, limitando-se de um lado com Avenida Morumbi e de outro, com as Águas Espraiadas. Um outro, lançado por Afonso de Oliveira Santos, situava-se entre a Avenida Morumbi e a Avenida Roque Petroni Júnior. Chamava-se Jardim das Acácias.

E o terceiro, lançado pela Sociedade Anônima Fábrica Votorantim, confrontava com as avenidas Santo Amaro, Washington Luís, Avenida Vicente Ráo e Águas Espraiadas. Quem lhe deu o nome de Brooklin Paulista foi a Light, em alusão ao lendário distrito do Brooklyn, de Nova York.

O bairro do Brooklin abriga edifícios residenciais de luxo, e várias empresas multinacionais que se instalaram na região. Por estar em um dos centros financeiros da cidade, possui um tráfego intenso em dias úteis da semana, principalmente na avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini. Porém, por ser uma região comercial, aos finais de semana, permanece livre de congestionamentos.

No ano de 2007, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, hospedou-se no Hotel Hilton de São Paulo, na CENU, um dos principais hotéis de São Paulo.

À beira da Marginal Pinheiros, foi construída a Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira, marco arquitetônico da cidade de São Paulo. A ponte faz a ligação dos distritos do Itaim Bibi e Morumbi.

Curiosidade

• O bairro do Brooklin possui semelhanças com o distrito do Brooklyn de Nova Iorque, por ser um dos centros financeiros da cidade, e ainda por possuir uma ponte como cartão postal.

• A cantora Madonna ficou hospedada no Hotel Hyatt, à beira da Marginal do Rio Pinheiros, em Dezembro de 2008, para a realização de três grandes shows no Estádio do Morumbi, sendo o último deles no dia 21 de Dezembro, o encerramento de sua turnê Sticky & Sweet Tour.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/



  Sobre o EncontraBrooklin
Fale com EncontraBrooklin
Anuncie no EncontraBrooklin
Cadastre sua Empresa no EncontraBrooklin (grátis)



Termos EncontraBrooklin | Privacidade EncontraBrooklin


Bandeira da cidade de São Paulo