TV Globo São Paulo no Brooklin

Rede Globo no BrooklinA TV Globo São Paulo é uma emissora de televisão brasileira com sede em São Paulo, capital do estado homônimo. Opera nos canais 5 VHF analógico e 18 UHF digital.

História

A TV Paulista foi a antecessora da TV Globo de São Paulo. Entrou no ar oficialmente em 24 de março de 1966. A TV Paulista, inaugurada no Dia 14 de Março de 1952, foi criada pelo deputado Oswaldo Ortiz Monteiro, que repassou o controle da emissora em 1955 às Organizações Victor Costa.

Depois de ganhar a concessão do canal 4 do Rio de Janeiro, o grupo de Roberto Marinho precisava de um canal em São Paulo para formar uma rede.

Acabou comprando essa emissora na década de 1960. No primeiro momento o canal 05 operava como uma espécie de afiliada da TV Globo Rio de Janeiro. Mais tarde, o nome TV Paulista foi abandonado e a emissora passou a ter o mesmo nome da matriz carioca como TV Globo Paulista ou TV Globo São Paulo.

Atualmente quem possui o direito do nome do canal é Augusto Liberato, mas conhecido como o apresentador Gugu, do SBT. O objetivo de Liberato é usar a marca da antiga emissora para montar a sua própria rede de televisão.

Na atual programação da Rede Globo, a única herança da grade de programação da TV Paulista é o Corujão, na época chamado de Sessão Coruja.

Entrou em operação em 24 de Março de 1966, na Rua das Palmeiras, 322, no bairro Santa Cecília, mesmo edifício onde ficava a TV Paulista. Após um incêndio no prédio em 1969, a TV Globo de São Paulo foi transferida para a Praça Marechal Deodoro, 356, espaço onde funcionou durante 30 anos e onde produziu programas como TV Mulher, Balão Mágico e o Jornal da Globo (esse último a partir de 1993). Ela está situada desde 1999 na Av. Dr Chucri Zaidan, 46 e Rua Evandro Carlos de Andrade, 160, no bairro do Brooklin, na região centro-sul de São Paulo. A Globo possui também um escritório na região da Av. Paulista, bairro Jardins.

Em 29 de Janeiro de 1999 a emissora ganha "casa nova", com dois prédios de médio porte para geração de jornalismo e entretenimento.

O prédio contava com dois estúdios de 400 m², além da redação que passou a ser cenário do Jornal da Globo. Com a inauguração dos novos estúdios, o Jornal Hoje passou a ser produzido em São Paulo (que só permaneceu em estúdio até julho de 2001).

Em outubro de 1999, estreou o Mais Você, gerado de São Paulo até fevereiro de 2008, quando foi transferido para o Projac no Rio de Janeiro. Mais tarde, foi inaugurado o estúdio de shows com 600 m² para a gravação do Programa do Jô e postriormente do Altas Horas.

Em janeiro de 2004, alguns dos programas do Domingão do Faustão passaram a ser gravados em São Paulo, em domingos alternados. A sede da Globo em São Paulo também abriga a produção paulistana do Sportv e da Globo News.

Em 26 de abril de 2007 foi inaugurado a nova sede administrativa da emissora na capital paulista. Anteriormente, a Rede Globo tinha seus escritórios comerciais e administrativos em um prédio situado na Alameda Santos.

O novo edifício abriga um estúdio panorâmico, que é utilizado desde 12 de maio de 2008 nos telejornais locais SPTV e Bom Dia São Paulo.




TV Globo de São Paulo
Avenida Doutor Chucri Zaidan, 46 - Brooklin Novo - São Paulo



Fonte: http://pt.wikipedia.org/




  Sobre o EncontraBrooklin
Fale com EncontraBrooklin
Anuncie no EncontraBrooklin
Cadastre sua Empresa no EncontraBrooklin (grátis)



Termos EncontraBrooklin | Privacidade EncontraBrooklin


Bandeira da cidade de São Paulo